Parturientes de Brusque são atendidas em Penha
Três gestantes de Brusque foram levadas por uma ambulância da secretaria municipal de Saúde, na tarde desta quarta-feira (16), ao hospital de Penha para procedimentos de parto. Com a paralisação dos serviços de obstetrícia no Hospital Azambuja, as parturientes darão à luz no hospital daquela cidade do Litoral Norte. Antes do encaminhamento, as gestantes fizeram uma avaliação no Hospital Dom Joaquim, onde estão sendo feitos os partos de emergência.
A sistemática foi adotada pela secretaria de Saúde de Brusque, que também está contratando dois médicos obstetras. O secretário interino, Tarcisio Domingo de Souza, acertava na tarde desta quarta-feira a minuta de contrato com os dois profissionais, o que permitirá a reativação da obstetrícia do Hospital Azambuja. Além da compra dos serviços do hospital em Penha, com a vinda dos novos profissionais para Brusque as parturientes atendidas pelo SUS poderão optar também pelos serviços no Hospital Dom Joaquim.
Tarcisio explica que o Hospital Dom Joaquim passa a oferecer esses serviços em regime de 24 horas, depois da confirmação de que a secretaria de Saúde de Brusque vai destinar AIHs (Autorizações de Internações Hospitalares) que permita a manutenção do setor. Para a remoção de parturientes ao município de Penha, a secretaria montou uma central de ambulâncias, que está funcionando em tempo integral.